Foi apresentado à Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro Belo Horizonte em Patos, dia 04, sexta-feira, o estagiário Bento Oliveira, o qual atuou em nossa Paróquia por dois anos, auxiliando o Pe. Marcondes e o diácono Roberto na ação pastoral aqui nos Bancários. O mesmo diz estar muito feliz pela sua nova missão em Patos e que quando for marcada sua ordenação sacerdotal virá à nossa Paróquia convidar a todos para se fazerem presentes.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Patos
Abaixo, o discurso de inicio de estágio e um histórico da sua caminhada:
Palavra do estagiário na missa de apresentação à Paróquia
O mesmo Deus que me chamou ao sacerdócio falou-me ultimamente através do nosso bispo Dom Manoel, dizendo: “Bento vá para Fátima, seu estágio será lá, o padre Flávio o acompanhará”. E eu respondi: Eis-me aqui Senhor! Recordando a resposta de Maria, continuei “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”.
Eis-me aqui para ajudar o povo de Deus a caminhar na fé, eis-me aqui repleto de expectativa para me configurar ao Bom Pastor, agora vejo que finalmente a ordenação se aproxima.
Agradeço ao Pe. Joácio pelo estímulo neste período de férias no Junco do Seridó, e ao padre Flávio pela acolhida aqui na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
O que mais desejo é realizar com vocês meus irmãos e irmãs, uma experiência com Deus, e esta é a mais bela experiência que existe, pois enche a nossa vida de amor, e este, dizia Santo Agostinho, é o bem mais precioso que existe, pois quanto mais você doa, mais possui. Quero seguir neste estágio o que disse Santo Agostinho de forma poética. Vou esbanjar o amor de Deus à mão-cheia, vou oferecê-lo ao mundo, vou espalhá-lo aos quatro ventos, vou consumir-me deste amor, e no final terei mais do que tinha! Amém! Assim seja!
Histórico
O estagiário Bento Oliveira nasceu em março de 1983 batizando-se aos dezessete de Julho do mesmo ano. Quando participava da Pastoral da Juventude em Junco do Seridó, sua cidade natal, ouviu o chamado de Deus para o “sacerdócio”. Após discernimento vocacional ingressou em 2003 no Seminário São José, em Patos. Cursou Filosofia em Campina Grande no Seminário São João Maria Vianney de 2004 a 2006. No final do curso apresentou trabalho monográfico com o tema “Genealogia da moral e cristalização dos ideais ascéticos em Nietzsche”. No período de 2007 a 2010 cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição na capital. Na conclusão do curso defendeu seu trabalho “O amor conjugal como superação da crise matrimonial”, obtendo bom êxito. Em 2011 Dom Manoel, bispo da Diocese de Patos, chamou-o para o estágio Pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na sede da Diocese. Ele com alegria disse sim, e foi apresentado à comunidade no último dia 06 de Fevereiro. O pe. Flávio deu as boas-vindas em nome da comunidade paroquial.