A importância da água para vida humana, seja física e espiritual
A água, como fórmula química H2O, é elemento fundamental para a vida
humana. Desde os primórdios até os dias de hoje, o homem necessita e
depende do uso diário da água para sua subsistência.
Nas Sagradas Escrituras, a água é considerada símbolo de purificação
(cf. Sal 51,4; Jo 13,8) e de vida (cf. Jo 3,5; Gal 3,27). Como dom de
Deus, a água é instrumento vital, imprescindível para a sobrevivência e,
portanto, um direito de todos. (Compêndio da Doutrina Social da Igreja,
n. 484).
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
Contudo, a água, quando abençoada, passa a ter um sentido também
espiritual. No Ritual Romano da celebração das bênçãos, no número 1090,
diz que, com a bênção da água, recordamos Cristo, que é a Água Viva, e o
sacramento do batismo, que nos fez renascer pela água e pelo Espírito
Santo. Por isso, sempre que formos aspergidos com essa água ou nos
benzermos com ela ao entrar na igreja ou dentro das nossas casas, dêmos
graças a Deus pelo seu dom inestimável e imploremos o Seu auxílio para
que, na nossa vida, sejamos fiéis.
Água benta é um sacramental
A água benta não é uma espécie de mágica ou superstição para quem a
utiliza, pelo contrário, ela é uma eficaz forma de se chegar às
realidades espirituais por meio de sinais sensíveis e visíveis, o que no
caso da água benta se denomina como sacramental.
O que é um sacramental? “A santa mãe Igreja instituiu os
sacramentais, que são sinais sagrados pelos quais, à imitação dos
sacramentos, são significados efeitos principalmente espirituais,
obtidos pela impetração da Igreja. Pelos sacramentais, os homens se
dispõem a receber o efeito principal dos sacramentos e são santificadas
as diversas circunstâncias da vida” (Catecismo da Igreja Católica,
n.1667)
Assim, o ministro ordenado, seja um padre ou diácono, ao abençoar a
água, conforme prescreve a Santa Igreja Católica, obtém-se um
sacramental, que possui grande eficácia para as pessoas nas diversas
realidades da vida. Essa água benta também pode ser usada para a
aspersão nos vários ritos que a Igreja celebra para a santificação do
povo.
Com isso, “os sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à
maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para
receber a graça e dispõem para cooperar com ela” (CIC 1670).
O sentido da água benta
O sentido da água benta, portanto, não é uma representação
imaginária, mas sim um sinal concreto e efetivo utilizado com fé e
piedade pelo povo de Deus.
Para os católicos, “segundo um costume muito antigo, a água é um dos
símbolos que a Igreja usa com frequência para abençoar os fiéis. A água
ritualmente benzida evoca nos fiéis o mistério de Cristo, que é para nós a
plenitude da bênção divina. Ele próprio Se apresentou como água viva e
instituiu para nós o batismo, sacramento da água, como sinal de bênção
salvadora” (Ritual Romano – Celebração das bênçãos, n.1085).
Na Introdução Geral do Missal Romano, número 51, quando se trata do
ato penitencial, a água benta tem um determinado sentido, quando se
afirma que “ao domingo, principalmente no tempo pascal, em vez do
costumado ato penitencial, pode fazer-se, por vezes, a bênção e a
aspersão da água em memória do batismo”, ou seja, a água benta tem ação
importante na Liturgia da Igreja.
Um outro aspecto é que, na maioria das bênçãos sobre pessoas, casas e
objetos, é feita a seguinte oração: “Esta água nos recorde o nosso
batismo em Cristo, que nos remiu com a Sua Morte e Ressurreição”. É
realizada uma oração que nos une a Jesus, o centro da vida do cristão;
após essa oração, pode acontecer a aspersão com a água benta sobre a
pessoa ou objeto abençoado.
A água benta é um sacramental, que, conforme a Igreja, pode-se
ingerir, persignar, aspergir a si e aos outros, a objetos e lugares. Ela
é uma graça que traz muitos benefícios para o corpo e para a alma
daqueles que, com fé e devoção, a utilizam para o bem próprio e comum.
Fonte: Canção Nova
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