A quaresma compreende o período de cerca de quarenta dias reservado a
preparação da Páscoa. A palavra Quaresma vem do latim, quadragesima dies
(quadragésimo dia). O adjetivo referente a este período é dito
quaresmal ou, mais raro, quadragesima . O tempo da Quaresma vai da
Quarta-feira de Cinzas (rito latino) até a missa vespertina da
Quinta-Feira Santa, iniciando o tríduo Pascal.
“Trata-se de um número que exprime o tempo da expectativa, da
purificação, do regresso ao Senhor e da consciência de que Deus é fiel
às suas promessas.” Papa Bento XVI (22 de fevereiro de 2012).
Tempo de penitência e conversão, onde se dá atenção ainda maior
as práticas como o jejum, a esmola é a oração, conforme o Evangelho de
Mateus (Mt 6,1-6.16-18), proclamado na Quarta-feira de Cinzas.
“A penitência interior do cristão pode ter expressões muito
variadas. A Escritura e os Padres insistem sobre tudo em três formas: o
jejum, a oração, a missa, que expressam a conversão com relação a si
mesmo, com relação a Deus e com relação aos demais. Junto a purificação
radical operada pelo Batismo ou pelo martírio, citam, como meio de obter
o perdão dos pecados, os esforços realizados para reconciliar-se com o
próximo, as lágrimas de penitência, a preocupação pela salvação do
próximo, a intercessão dos santos e a prática da caridade “porque a
caridade cobre a multidão dos pecados” (1 Pedro, 4,8.).” (Catecismo
Igreja Católica, n. 1434).
O que não cantamos
Neste tempo, no rito latino, suprimimos o hino do Aleluia (IGMR 62) -
cantado ou recitado. O hino do Glória (IGMR 53) é suprimido salvo em
caso de solenidade ou festa, podendo então ser cantando ou recitado
normalmente. As solenidades dos calendários, como a Anunciação do Senhor
e de São José, são transferidas apenas em caso de coincidirem com algum
domingo de Quaresma.
A cor litúrgica do Tempo da Quaresma é o roxo; para o 4º domingo,
chamado domingo da alegria, o Domingo Laetare assim chamado pela
primeira palavra do introito em latim: Laetare Jerusalem (Alegra-te,
Jerusalém!), é permitido o uso da cor rosa. No Domingo de Ramos, a cor
das vestes litúrgicas do celebrante é a vermelha (IGMR, n. 346)
Sobre a ornamentação o IGMR nos diz: 305. Haja moderação na ornamentação
do altar. No tempo do Advento ornamente-se o altar com flores com a
moderação que convém à índole deste tempo, de modo a não antecipar a
plena alegria do Natal do Senhor. No tempo da Quaresma não é permitido
adornar o altar com flores. Excetuam-se, porém, o domingo Laetare (IV da
Quaresma), as solenidades e as festas. A ornamentação com flores deve
ser sempre sóbria e, em vez de as pôr sobre a mesa do altar,
disponham-se junto dele.
Esta sobriedade também é indicada na musica:
“No tempo da Quaresma só é permitido o toque do órgão e dos outros instrumentos musicais para sustentar o canto” (IGMR 313)
Sobre o silêncio
O silêncio na Quaresma pode ser
observado com maior cuidado. “No ato penitencial e a seguir ao convite à
oração, o silêncio destina-se ao recolhimento interior; a seguir às
leituras ou à homilia, é para uma breve meditação sobre o que se ouviu;
depois da Comunhão, favorece a oração interior de louvor e ação de
graças”, é o que nós dia a Instrução Geral ao Missal Romano no nº45.
A CNBB, em parceria com a Paulus, tem gravado uma série de CDs do
chamado “Hinário Litúrgico”, apropriados para o Ano A, B e C. Confira aqui as partituras dos hinos de 2017 (ano A).
Outra sugestão é suprimir o canto das ofertas (apresentação dos dons)
pois este "é um canto suplementar, esta categoria inclui os cantos para
os quais não há textos específicos previstos. A rigor, são elementos
facultativos da celebração, e nem precisam ser falados ou cantados".
Documentos da igreja sobre música litúrgica Paulus, 3.411.3., p. 327).
A espiritualidade de cada domingo da Quaresma
Ano A (Mateus):
1º Domingo: Deserto;
2º Domingo: Transfiguração;
3º Domingo: Samaritana;
4º Domingo: Cego de Nascença;
5º Domingo: Lázaro.
“A Quaresma é um tempo de jejum e de penitência, instituído pela Igreja por tradição apostólica”
(São Pio X, Catecismo Maior, 35)
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