Transmito-te de forma um tanto
esquemática, uma reflexão sobre a fidelidade de Deus. Que te seja útil
de modo a te ajudares a ser fiel também tu.
- Quem é Deus? O Santo e por isso Ele é o fiel:
- Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá.1 Tessalonicenses5:24
- Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.1 Coríntios 1:9
- “Vi ainda o céu aberto: eis que aparece um cavalo branco. Seu cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que ele julga e combate com justiça”.Apocalipse 19:11
- Fidelidade: brota da confiança e se transforma em atitude (uma realidade ativa, comprometida). Atitude de quem assume o plano de Deus e por isso participa de sua santidade.
- Quem é, pois, o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família, para dar-lhes o alimento no momento oportuno?Mateus 24:45
- Com qual frequência? Cotidiana, a cada momento:
- Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes.Lucas 16:10
- Uma fidelidade que é eficaz: ser luz, ser sal (ver Mt 5, 13-16).
- Buscando a glória de Deus nas boas obras feitas: “Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5, 16).
- Uma graça a ser pedida:
- Protegei minha alma, pois vos sou fiel; salvai o servidor que em vós confia. Vós sois meu Deus; Salmo 86 (85):2
- Parte do autoconhecimento: “Onde estás?” (Gn 3, 9). Não é somente saber localizar-se, mas pôr-se diante de Deus. Quando Deus se revela também nos revela. Por isso, minha filha (Tobit dizendo para Sara, esposa de Tobias e Deus diz a tua alma:) “Entra em tua casa” (Tb 11, 17)
- Onde estou? Há um lugar seguro e estável: a vontade de Deus que é fiel. A confiança: dar passos na certeza que Deus ajuda e cuida: Ou seja, as provas e as tentações pode conspirar em nosso favor:
- “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8, 28)
- “O volume insignificante de uma tribulação momentânea acarreta para nós uma glória eterna e incomensurável” (2Cor 4, 17)
- Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela.1 Coríntios 10:13
- Uma fidelidade que, sendo participação da fidelidade divina, redunda
em frutos abundantes de santidade, fazendo-nos membros da família de
Jesus (e não meros funcionários da Igreja, do Shalom, da paróquia, da
diocese, etc):
- “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mc 3, 35)
- “Vós sereis os meus amigos se fizerdes do que vos mando” (Jo 15, 14).
- “Queira ele confirmar os vossos corações numa santidade irrepreensível, aos olhos de Deus, nosso Pai” (1Ts 3, 13).
- “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48)
- Jesus ensina que o caminho da felicidade-fidelidade é o caminho das bem-aventuranças:
- (Mt 5, 3-11): os pobres de espírito, os aflitos, os mansos, o famintos e sedentos de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os perseguidos por causa da justiça, os injuriados, perseguidos, caluniados e alvos de mentira por causa de Jesus. A esses cristãos fieis o que Jesus diz? “Alegrai-vos e exultai porque será grande a vossa recompensa nos céus” (v. 12).
- Segredo para isso? A nossa união com Jesus: de mente (memória e inteligência), coração (vontade), envolvendo os afetos (paixões, emoções) nesta grande causa: permanecer nele, Jesus, a videira verdadeira, para produzirmos frutos, pois sem ele nada poderemos fazer, observando seus mandamentos e assim permanecendo no seu amor (ver Jo 15, 5.7.10).
Que Deus te abençoe e te faça feliz na fidelidade cotidiana a Ele.
Pe. Marcos.
0 comentários:
Postar um comentário