Abrir as portas a Cristo: os 40 anos da primeira visita de João Paulo II ao Brasil
terça-feira, 30 de junho de 2020
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
SANTOS DO DIA - SÃO PEDRO E SÃO PAULO
segunda-feira, 29 de junho de 2020
S. PEDRO APÓSTOLO, PADROEIRO DA CIDADE DE ROMA
A confissão de Pedro
A missão de Pedro
Bispo de Roma
S. PAULO APÓSTOLO, PADROEIRO DA CIDADE DE ROMA
A caminho de Damasco
As viagens apostólicas
Rumo ao martírio
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Paróquia Santa Júlia Pronta para Acolher os Paroquianos
sábado, 27 de junho de 2020
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Santos João e Paulo
sexta-feira, 26 de junho de 2020
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Papa Francisco preside à missa na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo
O Papa Francisco preside na segunda-feira, 29 de junho, à celebração eucarística por ocasião da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (no Brasil a festa será no domingo, 28).
Depois da missa na Basílica Vaticana, o Pontífice rezará o Angelus da janela de seu escritório com os fiéis na Praça São Pedro.
O Vatican News e a Rádio Vaticano transmitirão este evento ao vivo, com comentários em português, a partir das 09h30 locais (04h30 no horário de Brasília), que poderá ser seguido através do nosso portal e do nosso canal no YouTube e no Facebook.
Raízes da fé
“Hoje, a Igreja peregrina, em Roma e no mundo inteiro, retorna às raízes da sua fé e celebra os Apóstolos Pedro e Paulo. Seus restos mortais, que descansam nas duas Basílicas a eles dedicadas em Roma, são muito queridos aos romanos e aos numerosos peregrinos que aqui os veneram!”Essas palavras do Santo Padre foram pronunciadas no Angelus de um ano atrás.
Tradicionalmente, a entrega do pálio e a presença de uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla marcam a celebração, que este ano serão modificadas devido à pandemia do coronavírus.
Fonte: Vatican News
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
AUDIÊNCIA GERAL - Na catequese, Papa Francisco aborda a Festa de São João
quinta-feira, 25 de junho de 2020
Fonte: Canção Nova
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Você consegue contemplar o belo que há em você?
quarta-feira, 24 de junho de 2020
Você teria coragem de dizer para Deus que a obra d’Ele, que é você, foi mal feita? E, então, se ela foi bem feita, por que você não a ama? Por que você não é capaz de se amar? Nem os nossos pecados e misérias são capazes de mudar o olhar de Deus sobre nós. Deus não me ama menos porque sou uma pecadora.
Hoje, busque fazer a sua adoração pessoal e peça a Jesus que a contemplação do Corpo de Cristo na Eucaristia faça você reconhecer e resplandecer a beleza d’Aquele que criou e ama você.
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
ARQUIDIOCESE EMITE DECRETO AUTORIZANDO A VOLTA GRADUAL DAS CELEBRAÇÕES
quarta-feira, 17 de junho de 2020
- A Celebração da Eucaristia nas sedes das Igrejas aconteça com ocupação máxima de 30% da capacidade, com aviso público da quantidade de fiéis, observando todas as normas de distanciamento social, de acordo com as disposições emanadas pelo governo do Estado e dos Municípios. Para as paróquias mais frequentadas, multipliquem-se onde for possível, os horários das Missas dando-se preferência às celebrações campais.
- Mantenham-se as transmissões paroquiais das celebrações pelas redes sociais para os fiéis impossibilitados de cumprir presencialmente o preceito dominical, aos quais recomendamos vivamente a leitura orante da Palavra de Deus e a prática da comunhão espiritual.
- Recomenda-se aos fiéis idosos (acima de sessenta anos), crianças (abaixo de doze anos) ou àqueles em situação de risco, para que continuem, temporariamente, acompanhando a Celebração da Eucaristia dominical pelas redes sociais da sua paróquia. Permanecendo, portanto, dispensados do preceito dominical os fiéis que não puderem sair de suas casas.
- Favoreça-se aos fiéis, o quanto possível, o acesso às Igrejas, recordando, para o bem comum e a saúde da comunidade, que não é permitido o ingresso nas Igrejas àqueles com sintomas gripais ou em presença de temperatura corpórea elevada.
- Nos horários previstos para as celebrações, as Igrejas estejam completamente higienizadas com as portas de entrada e saída abertas, facilitando o fluxo e evitando o contato por parte dos fiéis com puxadores ou maçanetas. Evitem-se, portanto, qualquer tipo de aglomeração de fiéis, sejam nas entradas que nas saídas. As pias de água benta estejam higienizadas e vazias.
- Os Párocos e Administradores Paroquiais orientem e organizem as equipes de secretaria e de acolhida, visivelmente sinalizadas, para que auxiliem os fiéis no cumprimento das normas de proteção. Para a segurança de todos, é devido nas Igrejas: o uso de máscaras, a higienização das mãos à entrada da Igreja com o álcool em gel, a ocupação do lugar sinalizado com a distância de no mínimo 1,5m entre os fiéis. Obs: A regra do distanciamento não se aplica a pessoas que convivem no mesmo ambiente.
- Os Párocos e Administradores Paroquiais orientem e organizem as equipes de liturgia para que higienizem, ao início de cada celebração, as mãos e os objetos litúrgicos necessários à celebração. Não sejam utilizados impressos de papel e os grupos de cântico litúrgico, respeitado o distanciamento, atuem com um número reduzido de pessoas.
- Para a distribuição da Sagrada Comunhão, os celebrantes e os ministros, após a higienização das mãos, endossem as máscaras e tenham o cuidado de oferecer a hóstia, em silêncio, sem ter o contato com as mãos dos fiéis. Entre os ritos preparatórios à Comunhão Eucarística, se omita “dar as mãos” durante a oração do Pai-Nosso e o sinal da paz.
- Na procissão para a Sagrada Comunhão, os fiéis devem respeitar o distanciamento previamente sinalizado no pavimento da Igreja e os ministros, utilizando máscaras, higienizem as mãos antes e depois da distribuição.
- A Sagrada Comunhão seja distribuída nas mãos. Com exceção do sacerdote que preside, eventuais concelebrantes comunguem no cálice por intinção.
- Fora da Missa os Ministros podem levar a Sagrada Comunhão aos fiéis em casa, desde que não sejam de grupo de risco, observadas as normas de proteção de saúde para os membros de cada residência.
- Durante as celebrações sejam colocados contenedores nas Igrejas, em lugares considerados adequados, para que os fiéis possam fazer as suas ofertas ao término da celebração.
- As Paróquias, em que tais exigências não puderem ser atendidas, continuem celebrando as Missas pelas redes sociais, providenciando os Párocos e Administradores Paroquiais, o quanto antes, de adaptarem as suas estruturas físicas e pessoais.
- As regras acima relativas à higiene e ao distanciamento entre participantes aplicam-se, de igual modo, às demais ações litúrgicas e aos outros atos de piedade.
- As celebrações batismais sejam realizadas de modo a não provocar aglomeração de pessoas. Se avalie, portanto, a oportunidade de que sejam individuais e que aconteçam em horários diversos das Celebrações Eucarísticas com o povo.
- O sacramento da reconciliação ou da penitência, sem comprometer o sigilo sacramental, aconteça em um espaço amplo que permita o distanciamento entre confessor e penitente, que usarão máscaras.
- Além das medidas gerais de proteção, o sacramento da unção dos enfermos seja administrado sem contato físico administrando-se o óleo dos enfermos com algodão, que será depois incinerado.
- As celebrações dos matrimônios e das ordenações estão sujeitas às mesmas restrições e condicionamentos da Missa.
- As celebrações do sacramento do Crisma, neste período, estão suspensas. Fica a critério do Arcebispo avaliar a necessidade e a conveniência de cada caso.
- As celebrações das exéquias sejam realizadas sem a superação da quantidade máxima exigida dos 30% proporcionada ao ambiente que se trate.
- Os ministros ordenados com idade avançada ou em situações de risco avaliem, consideradas as próprias condições de saúde, a possibilidade de retomarem as celebrações nas paróquias, observadas todas as medidas de proteção e o distanciamento.
- Evite-se as reuniões pastorais durante este período. Quando necessárias, sejam realizadas pelos meios de comunicação social.
- Ficam suspensas, até que se determine o contrário, as peregrinações, procissões, retiros, romarias e todas as atividades com aglomeração de fiéis.
- As regras relativas à higiene e ao distanciamento entre participantes aplicam-se, de igual modo, às “Novas Comunidades” que ordinariamente promovem celebrações.
- Para os casos omissos, se proceda conforme as “Orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da COVID-19” (21.05.2020) e para eventuais dúvidas, se consulte o Vigário Geral.
- Considerando as deliberações das autoridades competentes, sendo necessário, outras medidas poderão ser adotadas em vista da superação da pandemia da COVID-19.
- Este decreto, vigente na data da sua assinatura, adquire a sua eficácia a partir do sábado, dia 20 de junho de 2020.
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
A primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima em exposição
terça-feira, 16 de junho de 2020
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Papa: sem os idosos não há futuro. Covid-19 mostrou despreparo da sociedade
segunda-feira, 15 de junho de 2020
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Papa: com Jesus, podemos nos imunizar contra a tristeza
domingo, 14 de junho de 2020
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
LIVE de aniversário dos 79 anos do Padre Zezinho, scj
sexta-feira, 12 de junho de 2020
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Especial Vida de Santo Antônio - TV Evangelizar
terça-feira, 9 de junho de 2020
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Papa celebra missa de Corpus Christi na Basílica de São Pedro no domingo, dia 14
segunda-feira, 8 de junho de 2020
Francisco vai presidir a missa no Altar da Cátedra da Basílica com a presença de 50 fiéis. A celebração por ocasião de Corpus Christi começa às 9h45 no horário italiano (4h45 no horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Vatican News e comentários em português. Ao final, a exposição do Santíssimo Sacramento e a bênção eucarística concedida pelo Pontífice.
No próximo domingo, 14 de junho, o Papa Francisco vai presidir a missa por ocasião da Solenidade de Corpus Christi no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. Cerca de 50 fiéis irão participar da celebração que começa às 9h45 no horário italiano (4h45 no horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Vatican News e comentários em português.
A cerimônia se conclui com a exposição do Santíssimo Sacramento e a bênção eucarística concedida pelo Pontífice, assim como aconteceu durante as missas transmitidas via streaming ao mundo, diariamente, de 9 de março a 17 de maio. Nesse período, a Itália e outros países não podiam realizar as celebrações com a participação dos fiéis por causa da pandemia.
Já no ano passado, o Papa Francisco presidiu a missa de Corpus Christi no adro da Igreja de Santa Maria Consoladora, no bairro de Casal Bertone, zona leste de Roma. Em 2018, a celebração foi realizada na praça em frente à paróquia de Santa Mônica, no bairro de Ostia, no litoral de Roma. De 2013 a 2017, a missa foi celebrada na Basílica de São João de Latrão, seguida da procissão eucarística até a Basílica de Santa Maria Maior.
Origens da Solenidade
As raízes da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remontam ao século XIII. Em 1215, diante daqueles que alegavam a presença simbólica e não real de Cristo na Eucaristia, o Quarto Concílio de Latrão afirmava a verdade sobre a Transubstanciação, que o Concílio de Trento, em 1551, reafirma em modo definitivo: com a consagração do pão e do vinho ocorre a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo, e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue.
Na Bélgica, após as experiências místicas de Santa Juliana de Cornillon foi instituída uma festa local em Liège, em 1247. Depois de alguns anos, em 1263, um sacerdote da Boêmia celebrava uma missa na cidade italiana de Bolsena, próxima a Orvieto, aflito pela dúvida sobre a presença real de Jesus: durante a consagração, da hóstia partida saíram algumas gotas de sangue. Depois desse evento, Papa Urbano IV determinou, em 1264, estender a toda a Igreja a Solenidade de Corpus Christi.
Fonte: Vatican News
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Papa: proximidade aos países que sofrem a epidemia da Covid-19
domingo, 7 de junho de 2020
Mês de junho dedicado ao Coração de Cristo
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Solenidade da Santíssima Trindade
sábado, 6 de junho de 2020
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários
Os efeitos do amor
segunda-feira, 1 de junho de 2020
Os efeitos do amor que dou
Postado por
Armadura do Cristão
0
comentários