Na Quarta-feira de Cinzas, iniciamos o tempo ou o ciclo da Quaresma. A Quaresma é um tempo favorável para exercitarmos a penitência, com a finalidade de nos convertermos. Gerações muito anteriores à nossa apostaram na penitência.
Vejamos:
“Noé proclamou a penitência, e todos que o escutaram foram salvos”. “Jonas anunciou a ruína aos ninivitas, mas eles, fazendo penitência de seus pecados, reconciliaram-se com Deus por suas súplicas e alcançaram a salvação, apesar de não pertencerem ao povo de Deus”. O próprio Senhor de todas as coisas também falou de penitência, com juramento: “Pela minha vida, diz o Senhor, não quero a morte do pecador, mas que mude de conduta” (Ez 33,11).
Em virtude dos fatos acima mencionados, apresento-vos algumas dicas e gestos penitenciais, com o objetivo de ajudar-lhes a vivenciar o ciclo da Quaresma, preparando assim, para celebrar a Páscoa do Senhor.
Vejamos:
a) Implore a misericórdia e a benignidade de Deus;
b) Seja humilde de coração;
c) Evite toda espécie de vaidade, soberba, insensatez e cólera;
d) Não seja orgulhoso.
Durante a Quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, promove a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. Assim sendo, não deixe de exercitar na Quaresma os seguintes gestos humanitários e sociais:
a) Respeite o indigente;
b) Socorre os necessitados;
c) Não explore o seu próximo;
d) Não seja agressivo;
e) Reparta o seu pão com os famintos;
f) Use sempre máscara, lave e higienize suas mãos e mantenha o distanciamento social.
Fonte: A12
0 comentários:
Postar um comentário