Campanha da Fraternidade 2022 tem como tema “Fraternidade e Educação”, relação fundamental para a valorização do ser humano em sua integralidade, pontua o Papa
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco enviou, como de costume, uma mensagem para a Campanha da Fraternidade que começa nesta quarta-feira, 2, na Igreja no Brasil. A campanha deste ano tem como tema “Fraternidade e Educação”. Uma relação, frisa o Papa, fundamental para a valorização do ser humano em sua integralidade. O lema bíblico é de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Francisco destaca que a sociedade atual tem clara urgência de adotar ações transformadoras no âmbito educativo. O intuito é uma educação promotora da fraternidade universal e do humanismo integral. E essa é uma proposta recordada no convite para um Pacto Educativo Global.
O Pontífice também reconhece a importante missão da Igreja no âmbito educativo. Eis um papel a ser valorizado ao mesmo tempo que se reconhece e valoriza a responsabilidade dos governos na tarefa de auxiliar as famílias na educação dos filhos, garantindo a todos o acesso à escola.
Esperança e renovação
“Desejo de todo o coração que a escolha do tema “Fraternidade e Educação” torne-se causa de grande esperança em cada comunidade eclesial e de efetiva renovação nas escolas e universidades católicas, a fim de que, tendo como modelo de seu projeto pedagógico a Cristo, transmitam a sabedoria educando com amor, tornando-se assim modelos desta formação integral para as demais instituições educativas”.
Francisco também deseja que o itinerário quaresmal, iluminado por essa reflexão, seja ocasião de conversão. “E que as sementes lançadas ao longo deste caminho encontrem nos corações dos fiéis a boa terra onde possam frutificar em ações concretas a favor de uma educação integral e de qualidade”.
O Pontífice conclui a mensagem com a benção aos brasileiros. “Concedo de bom grado a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham por uma educação mais fraterna, a Bênção Apostólica, pedindo que continuem a rezar por mim.”
Assista abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário