TARDE ORACIONAL NA CAPELA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - VILA VICENTINA JÚLIA FREIRE

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

 

Visita missionária, visando celebrar a solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu(memória do próximo dia 15/08), bem como comemorar o dia dos pais, com os idosos da Vila Vicentina.

O Terço Missionário, da Capela São Francisco de Assis, Laranjeiras, sito José Américo, visitou a Vila Vicentina Júlia Freire, neste sábado(12/08/2023), onde seguiu momentos distintos: 

O primeiro momento foi na Capela Nossa Senhora da Conceição, 

1) Visitação ao Santíssimo Sacramento; 

2) Acolhida e momentos iniciais da tarde Oracional na Capela, pelo Diácono Hermano, 

3) Rezado do Santo Rosário; 

4) Momento musical mariano;

5) Reza do terço da Misericórdia; 

O segundo momento aconteceu no salão de visitas da Vila Vicentina, com a 

6) Visita aos Idosos; 

7) Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento; 

8) Entrega das lembranças 

9) Partilha de lanche com os idosos e 

10) Momento de descontração com músicas homenageando os pais. 

Participaram deste: Diácono Hermano da Fonseca, Hilton Costa, Cléber José, Maria da Paz, Joelma Medeiros, Liliane Cristina, Teresinha Silva, Socorro Santos, Neide Ferreira, Ana Cristina, Gilberto, Antônio Silva e Emmanuel (os três últimos do ministério de música).


PRIMEIRO MOMENTO:  Realizado na Capela Nossa Senhora da Conceição

Visitação ao Santíssimo Sacramento, na Capela Nossa Senhora da Conceição. Devemos visitar o Santíssimo sempre, ou diversas vezes ao dia. Precisamos de graça divina a todo instante e para a prática de cada ato de virtude. O objetivo da visita, é honrar Nosso Senhor Sacramentado. A Santa Igreja recomenda muito as visitas ao Santíssimo, quer nos dias de exposição solene, quer nos dias comuns. Como fiéis zelosos, que em tudo queremos sentir com a Igreja, não podemos permanecer indiferentes a essa recomendação que Ela nos faz.

 Altar da Capela, momentos antes de iniciarmos, ao sair da visita ao Santíssimo Sacramento, era momento de silenciar o coração e aguardar os demais chegarem, para iniciarmos o Santo Rosário.

Acolhida e momentos iniciais da tarde Oracional na Capela, pelo Diácono Hermano, onde iniciando com a invocação da Santíssima Trindade, seguido do  ato de confissão e, em seguida, oferecimento e dedicação da oração. Depois foi a reza do credo, que traz a nossa profissão de fé, seguido do Pai-Nosso, as três Ave-Marias e finalizando com o glória a Pai.

 

Início da reza do Santo Rosário, onde a partir deste momento, os integrantes do terço missionário, se revezaram e começamos a oração do terço mariano. O Santo Rosário é composto por vinte “mistérios” (eventos, momentos significativos) da vida de Jesus e de Maria, divididos depois da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, em quatro Coroas.

 A primeira Coroa compreende os mistérios gozosos, este contempla a Anunciação a Maria, a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel; o Nascimento de Jesus; a Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Perda e encontro do Menino Jesus no Templo.


 

A segunda os luminosos, contempa os mistérios: do Batismo de Jesus no rio Jordão; a  Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná; o Anúncio do Reino de Deus; a Transfiguração de Jesus e a Instituição da Eucaristia.

A terceira coroa compreende os mistérios dolorosos: que a Agonia de Jesus no Horto; a Flagelação de Jesus; a Coroação de Espinhos; Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário e a Crucifixão e morte de Jesus.


  

E a quarta coroa contemplas os mistérios gloriosos: a Ressurreição de Jesus; a Ascensão de Jesus ao Céu; a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos; a Assunção de Maria(celebrada em 15/08) e a Coroação de Maria no Céu.

No auxílio do itinerário meditativo-contemplativo do Rosário, para cada “mistério” são apresentados dois textos de referência: o primeiro da Sagrada Escritura, e segundo do Catecismo da Igreja Católica, cada mistério contempla era seguido de um Pai-Nosso e dez Ave-Marias. Totalizando 1 credo, 5 Pai-Nosso e 203 Ave-Marias... 😇

Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos.

Peço-Vos perdão pelos os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.


SEGUNDO MOMENTO: Salão da Vila Vicentina


Reza do Terço da Divina Misericórdia, é uma tradicional devoção Católica, concebida a partir das iluminações de Santa Maria Faustina na década de 1930. O principal propósito dessa oração é fortalecer nossa confiança na misericórdia de Deus e reforçar em nós esse mesmo sentimento para com nossos irmãos e irmãs. O terço foi conduzido por Cléber José, iniciando as três horas da tarde, conhecida como hora da misericórdia.

Já no salão de visita da vila vicentina, aconteceu a Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento. A Bênção do Santíssimo Sacramento, também chamada de Bênção com o Santíssimo Sacramento ou Rito de Exposição e Bênção Eucarística, foi proferida pelo diácono Hermano, momento sublime da visita aos idosos. 

Estar em Adoração diante do Santíssimo Sacramento é uma oportunidade espiritual para modificarmos nossa vida e nosso coração. Momento vivido com intensidade e profundidade. Em um dado momento, o silêncio tomou conta do local e ajudou na meditação. Calarmos as vozes internas para ouvirmos a voz divina.

Pra Te adorar, foi que eu nasci. Pra exaltar a Ti, Senhor. Pra Te adorar, foi que eu nasci. Pra exaltar a Ti, Senhor. A minha alma. Tem sede de Ti. O meu espírito . Necessita de Ti . Pra Te adorar..😇


Entrega das lembranças aos idosos(reservado o direito de imagem, simbolicamente entregamos a um dos músicos), foram confeccionadas as singelas lembranças:  um terço mariano, uma oração do imaculado coração de Maria e um copo com a logomarca do Terço Missionário e um kit higiene (Dois sabonetes, um creme dental, uma escova). Ensina um dos apóstolos de Jesus Cristo, “Fé sem obras é morta” (São Tiago, 2,26).

Encerramos nossa visita à Vila Vicentina Júlia Freire, com um momento de descontração, com músicas homenageando os pais, que lá estavam. Momento de grande alegria pra todos nós.

 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. (I Coríntios 13,13)

O amor é a fonte de qualquer comportamento verdadeiramente humano, pois leva a pessoa a discernir as situações e a criar gestos oportunos, capazes de responder adequadamente aos problemas. Os outros dons dependem do amor, não podem substituí-lo, e sem ele nada significam. O amor é a força de Deus e também a força da pessoa aliada a Deus. É a fortaleza inexpugnável que sustenta o testemunho cristão, pois «tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta». O amor é eterno e transcende tempo e espaço, porque é a vida do próprio Deus, da qual o cristão já participa. É maior do que a fé e a esperança, que nele estão contidas. (Nota de rodapé da Bíblia Sagrada - Edição Pastoral)

Terço e palavra nas mãos, paz no coração e fé na missão.😇

Por Hilton Costa

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó